BOOKSTORIE: Chorar de Alegria


OiOi, turubom?

No post de hoje vim comentar sobre o livro de poemas Chorar de Alegria. Um livro cheio de sentimentos, amores e dores, e ainda aborda diversos assuntos importantíssimos como o empoderamento feminino e o empoderamento feminino negro. 

Então bora lá! 



“Nós somos uma multidão que se fortalece. e, um dia, ainda vamos rir de tristeza e chorar de alegria.” Este livro é pra quem é à flor da pele. É pra quem sente demais e, por isso mesmo, sabe que a vida nem sempre é justa com quem leva o coração no bolso. Em uma coletânea de textos poéticos, as autoras Lorena Pimenta, Carol Stuart, Fernanda Gayo, Jéssica Barros e Maysa Muniz abusam do poder incomparável das palavras, ora ferindo, ora curando os leitores com narrativas pessoais que abrem a porta para reflexões universais. Mais que isso, Chorar de alegria explora as muitas nuances dos complexos relacionamentos humanos e do que significa ser mulher no cenário atual. Com as poéticas ilustrações de Brunna Mancuso, este livro é uma mensagem de esperança – a esperança de que, se a vida nos der motivos pra chorar, que seja de alegria.


O livro de 298 páginas escrito por cinco mulheres: Lorena Pimenta (@pimentalorena), Carol Stuart (@ogirassolescrito), Fernanda Gayo (@umamordebairro), Jéssica Barros (meudesamor) e Maysa Muniz (afetointerestelar), aborda diversos temas, como o amor e as dores (ou as vezes o sentimento de gratidão) de um término, o empoderamento feminino, o empoderamento feminino negro e a homofobia, sendo um livro muito necessário, que muitas vezes nos dá um tapa na cara. 
Um dos pontos que me chamou mais atenção foi que as folhas dos livros não são muito grossas, então as ilustrações que estão no verso ficam refletidas nos poemas, sendo um diferencial de estética incrível!


Outro ponto é que o livro não possui somente poemas, contendo também a presença de textos maiores que ocupam em média duas páginas, e isso contribuiu para que a leitura fosse fluida e dinâmica.
A escrita de uma (ou mais) das meninas me lembrou muito a escrita da Rupi Kaur, então eu chuto que uma delas teve essa inspiração maravilhosa de uma das minhas escritoras favoritas. Esse livro também me encheu de inspiração para temas que eu nunca escrevi de uma forma específica, então aguardem que logo em breve terão poemas e textos novos! 💛
Deixo aqui foto de algum dos meus poemas favoritos:






E aí, você já leu esse livro? O que você achou? Me conte aqui nos comentários 💛



Comentários

Postagens mais visitadas